quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

UM DIA DE PINGUIM

Lendo com João : Um dia de Pinguim, de Valeri Gorbachev, Editora Companhia das Letrinhas.


Agora eu leio com João. É muito lindo e gratificante ver uma criança  no letramento.
É saber que existe a possibilidade, a esperança de ter um excelente leitor e cidadão consciente.

Dia de Pinguim é muito gracioso, remete a fantasias , a lembranças da infância e também no caso de João e dos demais pequeninos, a construção sadia da infância.

O livro começa com uma cena muito legal: do Papai Tartaruga contando história para o seu filhote.
É difícil , nos livros infantis encontrar a imagem do Pai contando histórias , geralmente, é a mãe ou a avó. Já é um bom começo, Papais também devem contar histórias. A história que o Papai Tartaruga estava lendo era sobre pinguins. Uma história bem contada , faz toda diferença, faz a gente flutuar e até sonhar.Foi o que aconteceu com Tartaruguinha  , naquela noite ele sonhou que era um pinguim e quando acordou,  decidiu que iria ter  UM DIA DE PINGUIM.  Então, comportou-se tal como, pegou o paletó do avô, colocou pantufas vermelhas e foi para escola , levou o livro e a professora contou para os coleguinhas , contagiou a todos, foi uma grande diversão. À noite todos sonharam que eram pinguins.

 Nesse momento da leitura, lembrei-me quando pequena, pegava as roupas e sapatos de minha mãe , algumas vezes me maquiava , que só Deus sabe, e ia até a padaria me achando. Não sei como minha mãe deixava.

Naquele dia , Papai Tartaruga trouxe uma nova história para ler na cama. Uma história de um novo bichinho, e a Tartaruguinha  mais uma vez sonhou, e no outro dia ela teve mais UM DIA INESQUECÍVEL!

É isso que a leitura diária me proporciona: DIAS INESQUECÍVEIS!


Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário